O cenário que levou à escolha de Lawson
Com os problemas enfrentados por Sergio Perez ao longo da temporada de 2024, Helmut Marko e Christian Horner começaram a buscar um substituto para o mexicano como parceiro de Verstappen. Durante esse período, Tsunoda vinha mostrando performances sólidas na equipe VCARB, muitas vezes superando seu então companheiro de equipe, Daniel Ricciardo.
A demissão de Ricciardo após o Grande Prêmio de Cingapura abriu caminho para que Liam Lawson assumisse o posto ao lado de Tsunoda nos 11 GPs finais da temporada. Apesar do bom desempenho do japonês, Lawson acabou sendo o escolhido para integrar a equipe principal da Red Bull.
Tsunoda admite: "Meio que minha própria culpa"
Frustrado com a ideia de permanecer na equipe secundária da Red Bull por mais um ano, Tsunoda, que somou 30 pontos na temporada anterior, reconheceu que suas atuações nos primeiros anos da Fórmula 1 podem ter prejudicado sua imagem.
"Acho que parte disso é meio que minha culpa, porque eu não fui capaz de me apresentar imediatamente no primeiro ano", disse Tsunoda ao Motorsport.com.
"Mesmo que eu estivesse tendo um bom desempenho (em 2024), sinto que não recebi tanto crédito quanto provavelmente outros pilotos, mas é o que é. Eu, naturalmente, apenas mantenho o que estou fazendo e tendo um bom desempenho e apenas provo que eles estão errados", completou o piloto japonês.
Um futuro incerto para Tsunoda
A Red Bull tem um histórico de realizar mudanças de pilotos no meio da temporada entre sua equipe principal e sua equipe secundária, anteriormente conhecida como Toro Rosso e AlphaTauri. Esse padrão já afetou nomes como Daniil Kvyat e Pierre Gasly, que foram substituídos por Alexander Albon e Max Verstappen, respectivamente.
Quando questionado sobre a possibilidade de algo semelhante acontecer com ele, Tsunoda afirmou estar focado em reduzir os argumentos que a Red Bull possa ter para não promovê-lo.
"Eu apenas tento dar a eles (Red Bull) menos desculpas ou razões pelas quais eu não estou no assento. Então, eu apenas me concentro no que posso controlar essas coisas além disso, apenas aceito a situação. Tenho certeza de que posso fazer um trabalho melhor do que o que eles estão pensando", concluiu Tsunoda.