Nos últimos meses de 2023, logo após o anúncio dessa colaboração, ficou evidente o fortalecimento dos laços entre a Haas e a Toyota. Além do piloto da Toyota, Ryo Hirakawa, ser apontado como possível participante em testes da Haas, o logotipo da Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da marca, passou a ser exibido com destaque nos carros da equipe americana. Isso, somado à colaboração técnica já em andamento, levantou especulações sobre uma possível aquisição futura.
Chefe da equipe nega rumores de venda
Com o crescente número de fabricantes interessados na Fórmula 1, o vínculo com a Toyota foi interpretado por muitos como o primeiro passo de uma possível aquisição total por parte dos japoneses. No entanto, o chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, tratou de refutar essa ideia.
"Para começar, Gene [Haas] não está vendendo a equipe", afirmou Komatsu. Ele enfatizou o compromisso de Gene Haas em melhorar a equipe e o carro. "Toda vez que ele me pergunta: 'Como podemos melhorar? O que podemos fazer para que o carro ande mais rápido?' Ele não está interessado em vender. Acredito que ele já recebeu várias ofertas, mas recusou todas. Portanto, a equipe não está à venda", declarou o chefe de equipe.
Komatsu ainda foi enfático ao descartar qualquer discussão envolvendo o tema. "Nem falamos sobre uma primeira recusa ou algo assim. Isso não está em pauta. Estamos focados no longo prazo, muito longo prazo", concluiu ele, deixando claro que a equipe Haas pretende manter sua independência por um bom tempo.