Alonso projeta 2026 como um possível adeus à Fórmula 1
Fernando Alonso, atualmente na Aston Martin, assinou no ano passado uma extensão de contrato que o mantém na equipe até o final de 2026. Embora esteja animado com o futuro ao lado de Adrian Newey e Honda, ele acredita que 2026 pode ser o encerramento de sua trajetória na Fórmula 1.
"Provavelmente – ou pelo menos para começar – será minha última temporada na Fórmula 1 porque meu contrato termina no final de 2026, então é a hora de entregar e a hora da verdade. Grandes expectativas", disse Alonso no podcast Chequered Flag.
Apesar disso, o espanhol de 42 anos não descarta totalmente a possibilidade de continuar. “Vou começar a temporada pensando assim, com certeza, porque não posso pensar muito no futuro. No momento, meu contrato atual é por mais dois anos. Com a minha idade, minha motivação, não sei como vai ser. Se a temporada de 2026 estiver correndo bem e estivermos nos divertindo e houver a possibilidade de correr mais um ano, estarei aberto, com certeza. Não vou fechar a porta de antemão, mas não vou começar [a temporada] pensando nisso. Vou fazer todas as corridas se for minha última corrida e vou aproveitar cada segundo.”
Um legado de experiência na Fórmula 1 e sonhos para o futuro
Com mais de 400 Grandes Prêmios no currículo, Alonso é, de longe, o piloto mais experiente do grid atual. Porém, o espanhol já demonstra interesse em novos desafios fora da Fórmula 1. Ele planeja se dedicar a competições como o Rally Dakar, onde estreou em 2020, finalizando mais de cinco horas atrás do vencedor Carlos Sainz Sr.
Além disso, Alonso já experimentou outras modalidades de destaque no automobilismo, incluindo a Indy500 e as 24 Horas de Le Mans, onde conseguiu uma vitória. O bicampeão acredita que ainda há muito a conquistar fora da F1, mantendo vivo o desejo de explorar diferentes aspectos do esporte a motor.