"Os olhos do público sempre serão mais críticos"
Ao ser questionado sobre a maneira como Stroll é retratado pela mídia, Alonso foi direto: "Os olhos do público sempre serão mais difíceis do que deveriam ser. Este é o mundo em que vivemos". Para Alonso, as críticas frequentemente ignoram fatores externos que influenciam no desempenho de um piloto.
Carros não competitivos como principal problema
Segundo Alonso, a falta de resultados expressivos de Stroll na Fórmula 1 não se deve à falta de habilidade, mas sim aos carros não competitivos que o canadense pilotou na maior parte de sua carreira. "Ele estava vencendo todas as categorias antes de ingressar na Fórmula 1. Ele teve algumas boas performances na Fórmula 1 e algumas más performances na Fórmula 1, como todo mundo, e o azar para ele é que ele correu com carros não competitivos, carros não competitivos por 90% de sua carreira, o que eu acho que é brutal para qualquer piloto e vimos muitos exemplos no passado de que, se você não tem um carro competitivo, você tem uma estadia muito curta na Fórmula 1", explicou Alonso.
Alonso ainda lembrou o exemplo de Stoffel Vandoorne, atual piloto reserva da Aston Martin. "Um exemplo é o nosso piloto reserva aqui, Stoffel. Um piloto muito talentoso vencendo a Fórmula Três, vencendo a Fórmula Dois, vencendo tudo no kart, e então você pega o carro não competitivo, e depois de dois anos, talvez você não corra mais na Fórmula 1".
O espanhol destacou a resiliência de Stroll, que apesar das adversidades segue comprometido. "Lance teve carros não competitivos por muitos anos, e ele ainda está feliz em mantê-lo comprometido e sonhando em ter um carro competitivo um dia, então esta é uma das missões que todos nós temos na Aston Martin também para ter um carro competitivo".
O futuro de Stroll e a visão de Alonso
Com 22 temporadas de experiência, Alonso, o piloto mais experiente do grid, admite que talvez não veja os frutos desse trabalho na Aston Martin: "Não sei se vou me beneficiar com isso porque, como disse, não vou pilotar para sempre. Mas espero que ele possa ter um dia um carro competitivo e mudar a opinião de muitos, muitos".