De campeonatos na base para a Fórmula 1
Gabriel Bortoleto conquistou o cenário automobilístico ao vencer consecutivamente os campeonatos de Fórmula 3 e Fórmula 2. A evolução o levou a deixar o programa júnior da McLaren e a assinar um contrato de vários anos com a Sauber, uma decisão que marca o início de sua trajetória na principal categoria do automobilismo.
Valtteri Bottas, que já pilotou pela Sauber, foi questionado sobre o que diria ao jovem brasileiro. "Bem, para qualquer novo piloto, meu conselho sempre é não ser muito duro consigo mesmo e dar a si mesmo algum tempo. Porque é preciso muito aprendizado neste esporte. Mas os pilotos hoje em dia estão tão bem preparados, têm muito apoio, então acho que ele vai ficar bem", afirmou o finlandês, vencedor de 10 Grandes Prêmios.
Expectativas para a temporada de estreia
Apesar do otimismo, Bottas acredita que a temporada de estreia de Bortoleto não será simples. O ex-piloto da equipe comentou sobre os desafios que o brasileiro enfrentará, especialmente considerando a estabilidade nos regulamentos técnicos. "Estou esperando uma temporada difícil. Os regulamentos não estão mudando para o próximo ano. Todos os carros que as equipes têm agora, eles não vão mudar massivamente. Então eu não acho que vai ser uma temporada de estreia fácil, mas acho que ele tem Nico ao seu lado com quem ele pode aprender com certeza, ele tem muita experiência. Mas sim, estou esperando uma temporada difícil [para ele]."
Com Nico Hulkenberg como companheiro, Bortoleto terá ao seu lado um piloto experiente para guiá-lo nesse início.
Duelo de novatos no horizonte
O brasileiro teve a chance de testar pela Sauber logo após o GP de Abu Dhabi, uma oportunidade que marcou sua transição para a Fórmula 1. No mesmo evento, Bortoleto também garantiu seu título na Fórmula 2, superando Isack Hadjar. Agora, os dois jovens talentos se reencontrarão na próxima temporada da F1, já que Hadjar foi anunciado como piloto da Racing Bulls para 2025.