Wolff elogia início da Red Bull: "Parecia pronta para dominar novamente"
Para Toto Wolff, a Red Bull mostrou força no início do ano, como havia feito em 2023. "A Red Bull foi, obviamente, uma classe à parte na primeira metade do ano, como se fosse um home run como nos últimos dois anos", afirmou o CEO da Mercedes e chefe de equipe.
Wolff destacou que, apesar das controvérsias e mudanças internas, a equipe começou o ano de maneira dominante, dando a impressão de que manteria o alto desempenho das temporadas anteriores.
Marko admite impacto das mudanças internas
Questionado sobre o impacto do escândalo envolvendo Horner e as saídas de membros importantes, Helmut Marko reconheceu que a equipe enfrentou dificuldades de adaptação. "O caso Horner certamente não ajudou. Mas, é claro, o mesmo aconteceu com a partida do primeiro, Newey. Tudo isso não soa muito bem para o público. Ele é uma lenda no mundo da Fórmula 1, o guru do design por excelência. E então havia alguns outros. Antes disso, era Rob Marshall. Mas eu diria que, quando você é bem-sucedido, as pessoas naturalmente tentam sequestrar as pessoas de você", explicou Marko.
O consultor destacou a saída de Adrian Newey como especialmente difícil, considerando sua importância no desenvolvimento dos carros da equipe ao longo dos anos.
Problemas técnicos e a importância de Verstappen
Além das mudanças internas, Marko comentou sobre as dificuldades enfrentadas com o RB20, o carro da Red Bull nesta temporada. Ele mencionou problemas de inconsistência no desempenho do carro: "A inconsistência com nossas simulações surgiu do nada. Ou vamos colocar desta forma: desenvolvemos uma atualização que nos levou ao caminho errado", revelou Marko.
"A janela de operação era muito pequena. Um tipo de pneu funcionou, o segundo não funcionou", explicou. Apesar disso, ele elogiou o desempenho de Max Verstappen, destacando sua importância nos resultados da equipe: "Quanto à superioridade de que Toto estava falando, devo dizer que fomos realmente superiores em três corridas, mas Max Verstappen venceu as outras corridas. Sem ele, não teríamos vencido essas corridas e seu brilhantismo encobriu muitas fraquezas do carro."