Hamilton anunciou sua saída para a Ferrari no início deste ano, e Antonelli foi confirmado como seu substituto durante o Grande Prêmio da Itália. Antes disso, Wolff buscou o atual campeão Max Verstappen, mas o piloto optou por permanecer na Red Bull. Nesse contexto, Carlos Sainz surgiu como uma opção disponível, e, na visão de Surer, teria sido uma escolha mais lógica para ocupar o assento na Mercedes.
Sainz seria a melhor opção?
Em entrevista ao site Motorsport-Total.com, Marc Surer compartilhou sua opinião sobre a escolha: “Eu o teria levado [Sainz] na Mercedes. Por que correr o risco agora com um jovem quando você provavelmente teve a chance de colocá-lo na Williams, como fizeram com Russell? Portanto, concordo com o pai dele, Carlos, que o que aconteceu aqui não faz sentido.”
Carlos Sainz Sr., pai do piloto espanhol, já havia demonstrado estranheza com a decisão da Mercedes: "É difícil digerir que um vencedor de vários Grandes Prêmios praticamente acabe com uma equipe de retaguarda", afirmou Surer ao relembrar a fala do ex-piloto de rali. Sainz, que venceu quatro corridas em sua carreira, conquistou vitórias importantes em 2024, na Austrália e no México.
Por outro lado, na Williams, Sainz terá poucas chances de competir por vitórias ou pódios. A equipe britânica encerrou o ano na penúltima colocação do Campeonato Mundial de Construtores, com apenas 17 pontos somados na temporada.