Sainz revelou que já estava pensando em sua estreia na Williams mesmo durante suas últimas voltas com a Ferrari no GP de Abu Dhabi. O espanhol explicou:
“Sendo muito honesto com você, não acho que seja difícil mudar de equipe rapidamente. Eu acho, não vou mentir, minhas últimas voltas, por mais que eu estivesse me esforçando como o inferno por essa equipe e tentando, eu já estava começando a sentir as coisas no carro e tentando dizer, lembre-se de como isso se sente. porque amanhã e terça-feira preciso lembrar por que este carro é rápido nesta curva e por que se sente bem?”
Com foco total no futuro, Sainz afirmou que está motivado para ajudar a Williams a melhorar seu desempenho. "Porque eu sei que provavelmente o que vou encontrar amanhã [segunda-feira] e terça-feira precisa de alguma margem de melhoria nas curvas em que eu estava sentindo o carro. Então, isso resume que eu já estou olhando também para o futuro. Estou extremamente motivado para o desafio que tenho pela frente."
Apesar de ainda ter compromissos finais com a Ferrari, como dias de trabalho em Maranello, ele destacou sua ansiedade em começar a contribuir com a nova equipe. “Ainda temos alguns dias em Maranello chegando, mas obviamente minha mente competitiva já está ansiosa para segunda e terça-feira e para ver como posso tornar o carro da Williams mais rápido.”
Na sessão de testes desta terça-feira, Sainz foi o mais rápido da manhã, completando sua melhor volta em 1:24.435, à frente de Charles Leclerc e Lando Norris. A performance inicial demonstra que ele está pronto para encarar o novo desafio e ajudar a equipe a evoluir para a próxima temporada.