Em comunicado divulgado no site oficial da Ferrari, a montadora italiana declarou:
“A Ferrari anuncia hoje um acordo plurianual a partir de 2026 com a Andretti Formula Racing LLC, relativo ao fornecimento de unidade de potência e caixa de câmbio para a equipe de corrida liderada pela TWG Global e General Motors, sujeito à Andretti Formula Racing LLC receber confirmação por escrito da FIA – F1 de que sua entrada no Campeonato de Fórmula 1 da FIA de 2026 foi aceita e aprovada.”
Frédéric Vasseur, chefe da equipe Ferrari, celebrou a colaboração:
“É ótimo ver o compromisso de outra equipe americana, apoiada por uma das marcas mais respeitadas da indústria automobilística, em um momento em que a Fórmula 1 está aumentando em popularidade nos Estados Unidos. Portanto, estamos muito satisfeitos por fornecermos à equipe nossa unidade de potência e caixa de câmbio como base dessa colaboração técnica. Isso significa que continuaremos a ter duas equipes clientes no campeonato com todos os benefícios que isso traz em termos de desenvolvimento técnico dentro da Ferrari.”
Por sua vez, Graeme Lowdon, chefe da equipe Cadillac F1, compartilhou seu entusiasmo:
"Estamos entusiasmados com a parceria com a Ferrari como fornecedora de unidades de potência e caixas de câmbio para nossa equipe Cadillac, reunindo dois legados notáveis. Escolher o parceiro certo da unidade de potência é crucial, e confiamos na paixão, excelência e capacidades excepcionais de seu pessoal da Ferrari."
Embora a Cadillac tenha o objetivo de fabricar seus próprios motores no futuro, a parceria com a Ferrari será crucial nos primeiros anos da equipe. Até 2026, a Scuderia italiana, que atualmente fornece motores para Sauber e Haas, assumirá esse papel. Vale lembrar que a colaboração com a Sauber se encerrará com a chegada da Audi, que se estabelecerá como equipe de fábrica.
Mario Andretti, ex-campeão mundial e membro do conselho da Cadillac, já havia indicado sua expectativa de contar com motores Ferrari, destacando a relevância do acordo.
A entrada da Cadillac na F1 marca a primeira adição ao grid desde 2016. A General Motors, gigante automotiva e parceira da equipe, destacou a escolha da Fórmula 1 como plataforma de inovação tecnológica e crescimento de mercado. O objetivo é aplicar os avanços desenvolvidos no esporte em áreas como eletrificação, tecnologia de trem de força e softwares para carros de consumo. Além disso, a participação na F1 será usada para fortalecer o reconhecimento global da marca Cadillac.