Regulamentos que fazem a diferença
Quando questionado no paddock sobre o impacto dos regulamentos no desempenho das equipes clientes, Stella foi direto ao reconhecer o equilíbrio proporcionado pela FIA:
“Por si só, não é particularmente satisfatório porque acho que hoje em dia, graças aos regulamentos, graças ao bom trabalho que a FIA fez em termos de criar paridade quanto à forma como o motor é usado entre o cliente e as equipes de fábrica.”
Parceria com a Mercedes
A McLaren, que utiliza unidades de potência fornecidas pela Mercedes desde 2021, construiu um relacionamento sólido com o departamento de motores da marca, a HPP (Mercedes High Performance Powertrains). Stella destacou como o diálogo entre as partes contribuiu para o sucesso recente da equipe de Woking:
"Para ser honesto, estamos bastante relaxados com o fato de o desempenho das unidades de potência do cliente ser tão bom quanto o das equipes de fábrica. Além disso, temos um relacionamento muito bom com a HPP. Diálogo muito aberto e, embora apreciemos e reconheçamos que, em última análise, sempre será a Mercedes que terá a palavra final quanto ao layout, por exemplo. Mas acho que o diálogo com a HPP é bom, e sabemos que eles estão ouvindo nossas opiniões", afirmou Stella.
A Mercedes, além de equipar a McLaren, fornece motores para a Aston Martin e a Williams. A partir de 2026, será também a fornecedora da Alpine, que abandonará seu programa interno de motores Renault.
Proteção às equipes clientes
Desde 2016, os regulamentos exigem que as fabricantes forneçam motores atualizados para manter a competitividade das equipes clientes. Para Stella, essa medida foi essencial para permitir que times como a McLaren tenham condições de vencer corridas e até campeonatos.
Ele concluiu:
"Acho que o relacionamento é forte. Mais uma vez, gostaria de dizer que este é um bom trabalho que aconteceu pela FIA na proteção das equipes clientes para que elas pudessem ter suas oportunidades de vencer corridas e campeonatos sem ter que ser uma equipe de fábrica."
Com um título histórico garantido, a McLaren mostra que o equilíbrio promovido pelos regulamentos e um bom relacionamento com seus fornecedores são fundamentais para o sucesso na Fórmula 1 moderna.