Fim de uma era para Bottas
Sem pontos conquistados em 2024, Bottas enfrentou sua pior temporada na categoria. A Sauber, que em 2025 será representada pelo campeão da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, ao lado de Nico Hulkenberg, dispensou Bottas de sua vaga titular. Diante desse cenário, o piloto está prestes a retornar à Mercedes como reserva.
Bottas, que havia deixado a Mercedes para se juntar à então Alfa Romeo, começou bem sua jornada na nova equipe, mas os resultados despencaram com o passar do tempo. Após um abandono em Abu Dhabi, causado por uma colisão com Kevin Magnussen que lhe rendeu uma punição de cinco posições no grid para sua próxima corrida, ele refletiu sobre o impacto de sua escolha.
"Foi um erro", diz Bottas
Ao comentar sobre sua passagem pela equipe suíça, Bottas afirmou:
“Eu sabia desde o momento em que toquei nos freios e travei que era isso, é uma pena, mas não é a primeira decepção. Estou aliviado que esta parte da minha carreira acabou, e agora estou realmente olhando para frente e vou trabalhar duro para fazer o melhor plano de como voltar ao grid.”
Ele também acrescentou:
“Foi um erro, mas você não pode prever o futuro. Tudo começou tão bem no primeiro ano, mas desde então, tem sido ladeira abaixo. É assim que é, e eu só quero ter certeza de que o próximo movimento que eu fizer será bom, e espero que haja tempos melhores por vir.”
Outras opções para 2022
Quando questionado sobre alternativas que tinha à época, Bottas confirmou que poderia ter retornado à Williams, equipe pela qual estreou na Fórmula 1, antes de ser substituído por George Russell na Mercedes.
"Havia Williams, havia Williams naquele momento", respondeu ele de forma sucinta.
Com o futuro incerto, Bottas deve usar 2025 como um período de reflexão e reconstrução de sua carreira, com o objetivo de retornar ao grid em um cenário mais favorável.