Ferrari penalizada em um momento decisivo
A Ferrari foi atingida por uma penalidade de 10 posições no grid para Charles Leclerc, após a necessidade de trocar o armazenamento de energia no SF-24. Como este é o terceiro componente utilizado nesta temporada — acima do limite permitido —, a equipe sofreu uma grande desvantagem no Circuito de Yas Marina, prejudicando sua busca pelo título.
Mesmo com o contratempo, Leclerc liderou a primeira sessão de treinos livres (TL1), mesmo depois de perder 30 minutos iniciais enquanto a Scuderia corrigia o problema técnico. Durante o TL1, o monegasco também fez história ao dividir a pista com seu irmão Arthur Leclerc, marcando a primeira vez que dois irmãos pilotaram para a mesma equipe em uma sessão de Fórmula 1.
McLaren em busca de um título histórico
Enquanto isso, a McLaren chega ao confronto final com uma vantagem de 21 pontos sobre a Ferrari. Apesar do impacto da penalidade, Zak Brown mantém sua postura de que a equipe de Woking quer conquistar o título de forma limpa.
"Não dói, mas o carro deles é muito rápido", comentou Brown em entrevista à Sky Sports F1, após a penalidade ser confirmada.
O CEO também procurou conter as expectativas e destacou que, apesar da vantagem, a Ferrari continua sendo uma ameaça:
"Sabemos que eles serão rápidos por aqui e vimos Max [Verstappen] passar do P17 para vencer [no Brasil]", apontou o americano.
Com 53 anos, Zak Brown enfatizou que deseja vencer de forma justa:
“Obviamente, em circunstâncias um pouco diferentes, supondo que não haja uma chuva torrencial aqui [no] domingo. Mas queremos vencê-lo na pista.”
Confronto decisivo para duas gigantes da F1
A luta entre McLaren e Ferrari também é carregada de simbolismo, pois ambas buscam encerrar jejuns no campeonato de construtores. A última conquista da Ferrari foi em 2008, enquanto a McLaren não vence desde 1998.
Com o título em jogo e ambas as equipes enfrentando altos e baixos, o Grande Prêmio de Abu Dhabi promete encerrar a temporada com fortes emoções para os fãs de Fórmula 1.