Com essa negociação, a QIA se torna investidora e parceira de longo prazo no projeto Audi Formula 1. Atualmente, a Sauber, que competirá sob o nome da Audi a partir de 2026, ocupa a posição de única equipe sem pontos no campeonato de 2024. Apesar disso, a marca está reforçando suas instalações em Neuburg e Hinwil para atender às exigências da categoria.
Embora o nome Audi ainda não esteja presente nas pistas da Fórmula 1, os preparativos já estão a todo vapor. Ao longo deste ano, a empresa confirmou nomes importantes para sua equipe, como Mattia Binotto, ex-chefe de equipe da Ferrari, e Jonathan Wheatley, vindo da Red Bull. Além disso, contratou o experiente piloto alemão Nico Hülkenberg e o jovem Gabriel Bortoleto, que começarão a pilotar pela equipe em 2025. Agora, com o apoio da QIA, que possui ativos estimados em cerca de 500 bilhões de dólares, o projeto ganha ainda mais força.
"Confiança no projeto da Audi Fórmula 1", afirma Gernot Döllner
Comentando o acordo, Gernot Döllner declarou:
“O investimento da QIA reflete a confiança que o projeto Audi F1 já conquistou, destacando o compromisso inabalável da Audi com esta iniciativa. Esse capital adicional acelerará o crescimento da equipe e marca mais um marco na nossa estratégia de longo prazo. A participação da QIA dá ainda mais energia aos esforços dedicados nas instalações de Hinwil e Neuburg, enquanto trabalhamos para a entrada da Audi em 2026.”
Já Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA, expressou satisfação com o acordo, ressaltando a importância da parceria:
"A Audi é um parceiro premium, com um legado rico no automobilismo. Como investidor de longa data no Grupo Volkswagen, acreditamos na visão e na direção da Audi ao entrar na Fórmula 1, e nosso investimento apoiará a realização desse objetivo. A QIA acredita que a Fórmula 1 tem um potencial de investimento significativo ainda inexplorado. A crescente comercialização dos esportes profissionais como entretenimento global e a popularidade cada vez maior da Fórmula 1 tornam esta uma oportunidade empolgante para o nosso primeiro grande investimento no automobilismo."