Michael Andretti e a busca por uma vaga na F1
Michael Andretti já havia demonstrado interesse em entrar na Fórmula 1 com sua própria equipe e submeteu sua candidatura após a FIA abrir o processo de manifestação de interesse no início de 2023. A proposta da Andretti incluía uma parceria técnica com a General Motors, através da Cadillac.
Embora a FIA tenha aceitado a oferta, a Fórmula 1 rejeitou a proposta inicial, alegando que a equipe não traria benefícios comerciais significativos. Apesar disso, a possibilidade de uma entrada em 2028 permanece, caso a GM desenvolva sua própria unidade de potência.
Em meio ao processo, foi anunciado que Michael Andretti se afastaria das operações diárias do projeto, deixando Dan Towriss no comando. Logo depois, surgiram especulações de que essa mudança foi crucial para a aprovação da entrada da equipe Cadillac-GM no grid a partir de 2026.
Mario Andretti nega impacto da saída de Michael
Mario Andretti, campeão mundial de 1978 e atualmente conselheiro do projeto, rejeitou a ideia de que a decisão girava em torno de Michael.
"Não há grandes problemas que eu vejo entre o grupo aqui que perdurem ou qualquer outra coisa, porque, eu garanto, em última análise, não era apenas [sobre] Michael. Não é tão simples", afirmou Mario ao Motorsport.com.
Ele complementou que outros fatores estavam em jogo:
"Havia muitas coisas acontecendo, mas aconteceu. Pode ter feito parecer que esse era o fator chave, mas não era."
Mario ainda explicou que o afastamento de Michael das atividades diárias já era uma possibilidade:
“De uma forma ou de outra, ele pode ter se afastado um pouco mais da situação do dia-a-dia com eles [de qualquer maneira], então não estamos perdendo o ritmo em nenhum lugar ao seguir em frente aqui.”
Michael cogitou se afastar antes
Rumores sobre o afastamento de Michael ganharam força após o Grande Prêmio de Miami de 2022, quando ele tentou garantir apoio das 10 equipes da F1 para sua entrada, conseguindo respaldo apenas de McLaren e Alpine.
Mario Andretti sugeriu que Michael já considerava se afastar antes da decisão final:
"Se fosse esse o caso, você poderia ver que Michael decidiu se afastar - acho que ele estava pensando nisso de qualquer maneira, mas então você teria que perguntar isso a ele", disse Mario.
Ele concluiu dizendo que a situação é complexa e envolve diversos fatores:
"Mais uma vez, eu gostaria de poder lhe dar um detalhe que: 'Sim, se você fizer isso, isso, aquilo e aquilo outro'. Mas de repente começou a se encaixar e havia outras coisas acontecendo em segundo plano que poderiam ter feito a diferença."