Futuro incerto, mas com portas abertas na Mercedes
Após sua substituição por Gabriel Bortoleto na Stake, Bottas ficará fora do grid pela primeira vez desde sua estreia em 2013. O finlandês, que acumulou 10 vitórias e contribuiu para cinco títulos de construtores da Mercedes entre 2017 e 2021, busca uma nova posição que o mantenha próximo da ação.
Atualmente, os únicos assentos disponíveis em 2025 estão no ecossistema da Red Bull, mas Bottas deixou claro que sua relação com o pessoal sênior da equipe austríaca é limitada. Isso torna a Mercedes sua principal possibilidade de continuar na Fórmula 1, mesmo que como piloto reserva.
"Estamos conversando há muito tempo, mas quero ver todas as opções", disse Bottas quando questionado sobre a possibilidade de voltar à Mercedes.
Ele elogiou a equipe e sua estrutura: “Se eu olhar para isso, há muitas coisas positivas sobre isso, e estar de volta à família Mercedes é uma grande equipe, uma grande marca. Isso cria muitas oportunidades para o futuro e é uma opção realmente sólida para mim e, na verdade, estou muito grato por eles estarem dispostos a me acolher.”
Logística do papel ainda em discussão
O finlandês admitiu que ainda há detalhes a serem resolvidos, principalmente sobre sua presença em todas as corridas da temporada.
"Essa é a coisa, que se você não for a todas as corridas, e algo acontecer [com Russell ou Antonelli] e você não estiver lá, você não consegue [correr]", explicou Bottas.
Ele concluiu dizendo que esses pontos serão discutidos com a equipe nas próximas semanas: "É esse tipo de coisa que eu ainda preciso pensar e falar com eles e tentar descobrir o que vem a seguir."