A evolução do projeto até aqui
Em outubro de 2023, a FIA deu sua aprovação ao pedido da Andretti Global para integrar a Fórmula 1 em 2026. No entanto, a Formula One Management (FOM) inicialmente barrou o avanço da proposta, o que manteve, por um tempo, o número de equipes limitado a dez.
Após a Andretti deixar o projeto e repassá-lo para a General Motors e a Cadillac, a situação mudou. A FOM revisou a candidatura e decidiu seguir com a adição de uma nova equipe. Segundo um comunicado, a GM/Cadillac "alcançou marcos operacionais significativos". Além disso, a General Motors deve se tornar fornecedora de motores em uma data futura.
Reações positivas de todos os lados
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, destacou o entusiasmo com a entrada da nova equipe: "A General Motors é uma grande marca global e uma grande força na indústria automotiva. Eles trabalham com parceiros impressionantes. Eu apoio totalmente os esforços da FIA, Fórmula 1, GM e equipe para manter o diálogo e trabalhar para este resultado de um acordo em princípio."
Já o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, também expressou sua satisfação com a chegada da formação americana. “O envolvimento da General Motors e da Cadillac neste projeto é uma prova importante e positiva da evolução do nosso esporte. Aguardamos com expectativa o progresso do processo e temos a garantia da total cooperação e apoio de todas as partes envolvidas.”
Greg Maffei, CEO da Liberty Media, reforçou a importância dessa inclusão para o mercado norte-americano. "Com os planos de crescimento contínuo da Fórmula 1 nos EUA, sempre acreditamos que receber uma marca americana impressionante como a GM / Cadillac no grid - e a GM como futura fornecedora de unidades de potência - poderia trazer valor e interesse adicionais ao esporte. Agradecemos à liderança da General Motors e seus parceiros pelo progresso significativo que fizeram em seus preparativos para entrar na Fórmula 1", declarou Maffei.
O presidente da General Motors, Mark Reuss, celebrou a oportunidade de mostrar a força tecnológica e esportiva da marca. "Como o auge do automobilismo, a F1 exige inovação e excelência revolucionárias. É uma honra para a General Motors e a Cadillac se juntarem à principal série de corridas do mundo, e estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para melhorar o esporte para os fãs de corridas em todo o mundo. Este é um palco global para demonstrarmos a experiência em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível totalmente novo."