Durante grande parte desta temporada, especulou-se quem ocuparia a segunda vaga na Sauber, que já tinha Nico Hulkenberg confirmado. Bottas era um forte candidato, com rumores de que até já teria um contrato assinado. No entanto, o próprio piloto desmentiu essas informações. No final, a Sauber escolheu Bortoleto, destacando a liderança do brasileiro na F2 como um fator decisivo.
Explicações de Binotto sobre a escolha por Bortoleto:
Ao falar sobre a decisão de abrir mão de Bottas, o ex-chefe da equipe Ferrari e atual dirigente da Sauber explicou: “Sabemos que a próxima será uma temporada difícil como equipe, como uma jornada em direção à transformação da Audi F1. É uma longa jornada. Acho que a duração é onde refletimos muito juntos, e é onde cheguei à conclusão de que talvez precisemos ter um jovem piloto conosco.”
Binotto ainda elogiou o desempenho e a importância de Bottas para a equipe: "Mais do que isso, gostaria de sublinhar que acho que ele certamente tem sido um candidato muito forte. Eu sei que ele é muito rápido. Sei que ele provou ser muito rápido até hoje, muito em forma, conhece a equipe. Certamente, ele é muito bem avaliado aqui, e ele é muito bem avaliado no paddock." O italiano concluiu suas declarações reforçando o valor de Bottas, mas também destacando a necessidade de renovar a equipe com novos talentos.