Mesmo sem marcar pontos na atual temporada com a Sauber, agora controlada pela Audi, Bottas demonstrou que ainda possui velocidade e experiência, embora a equipe tenha hesitado em mantê-lo devido ao surgimento de uma nova estrela, Gabriel Bortoleto. Assim, Bottas perdeu espaço na Sauber, mas encontrou na Mercedes uma oportunidade para continuar na Fórmula 1.
Bottas é a escolha ideal para a Mercedes
Embora Valtteri Bottas não deva estar presente na maioria das corridas da próxima temporada, ele será a opção imediata para substituir George Russell ou Andrea Kimi Antonelli, caso necessário. Por já conhecer bem a estrutura da equipe, Bottas poderia ter um bom desempenho de forma rápida. Além disso, seu conhecimento aprofundado da Mercedes pode ser uma vantagem no desenvolvimento do novo modelo W16, que estará nas pistas em 2025. Bottas também poderá atuar como um mentor para Antonelli e Russell, estando à disposição para assumir uma posição temporária, caso algum deles enfrente dificuldades ao longo do campeonato.
Bottas segue o caminho de Hulkenberg
Para Bottas, essa chance com a Mercedes significa uma possível extensão na carreira na Fórmula 1, assim como Nico Hulkenberg, que retornou às pistas após anos fora e hoje corre pela Haas. Bottas, sem dúvida, está de olho nessa possibilidade e enxerga a Mercedes como o melhor lugar para se manter em evidência enquanto espera por novas oportunidades.
Outra possibilidade é que Bottas participe de competições de Endurance na próxima temporada. Com a possível saída da Lamborghini do Campeonato Mundial de Endurance, a equipe Iron Lynx pode se unir à Mercedes-AMG, usando um AMG GT3 EVO. Nesse cenário, Bottas poderia representar a Mercedes tanto na Fórmula 1 quanto no WEC, reforçando ainda mais seu papel dentro da marca alemã.