Para Herbert, a situação de Perez está comprometendo o desempenho da Red Bull no campeonato de construtores. Em entrevista ao site SafestBettingSites.co.uk, ele declarou que o tempo de Checo na equipe pode ter chegado ao fim. “Sempre se disse que Checo é valioso por causa do patrocínio que ele traz. Eles precisam disso? Eu ficaria surpreso se a Red Bull realmente precisasse disso”, comentou Herbert.
O ex-piloto reforçou que a Red Bull necessita de um segundo piloto mais competitivo para acompanhar Verstappen e sugeriu que Liam Lawson e Yuki Tsunoda poderiam ser opções viáveis. “O que a equipe precisa é de alguém que possa atuar no carro contra Max. A maneira como Liam entrou e pilotou muito bem, você pensaria que ele estaria com um tiro”, afirmou. Sobre Tsunoda, ele acrescentou: “Yuki também pilotou muito bem e talvez devesse ter subido ao pódio no domingo. Ele também é um bom grito. Fiquei muito impressionado com sua melhora.”
Herbert ainda destacou os desafios enfrentados por Perez, que, segundo ele, está lidando com uma combinação de dificuldades físicas e psicológicas. “É horrível ver o que está acontecendo com Checo. Sua temporada desmoronou em um cenário em que ele não consegue se sentir confortável no carro, esse é o lado físico, e também há o lado mental; o esmagamento de Max, que está sempre muito à frente dele. Isso é algo muito difícil de lidar”, pontuou Herbert.
Para o ex-piloto, a Red Bull precisa considerar seriamente a troca de Perez, caso realmente queira alcançar o título de construtores. “Se a Red Bull realmente leva a sério o campeonato de construtores, eles precisam ter um segundo piloto que faça o seu peso. Liam ou Yuki devem ter a chance”, concluiu Herbert.
Quando questionado sobre uma possível mudança de pilotos, o chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou no Brasil: “Acho que tudo na vida é subjetivo e você tem que olhar para os fatos. Estamos trabalhando duro com Checo, ele teve uma mudança de chassi neste fim de semana. Achei que ele fez uma boa corrida ontem, mas hoje não foi o dia dele.”