Segundo a Sky Sports News, a FIA está investigando o incidente e deve decidir sobre uma possível punição até esta quinta-feira, antes do início das atividades de mídia do Grande Prêmio de São Paulo.
O incidente aconteceu quando Leclerc comentou sobre a corrida: "Eu tive uma sobreviragem e, quando me recuperei dessa sobreviragem, tive uma sobreviragem do outro lado, e então fiquei tipo, 'F***!'". O piloto logo percebeu o deslize e se desculpou rindo. “Desculpe!” ele disse, acrescentando: “Oh não! Oh não! Eu não quero me juntar a Max [risos]”.
A referência feita a Max Verstappen menciona uma punição de serviço comunitário que o piloto da Red Bull recebeu da FIA, por uma situação semelhante ocorrida em uma coletiva de imprensa em Cingapura.
De acordo com o relatório, o pedido de desculpas imediato de Leclerc pode ser considerado um fator atenuante pela FIA, que poderia ser mais indulgente no julgamento. A decisão está baseada em saber se o piloto violou o Código Esportivo Internacional, o que, neste caso, poderia resultar apenas em uma reprimenda.