Russell ultrapassou Bottas na curva 12, mas acabou empurrando o finlandês para fora da pista no processo, o que resultou em uma penalidade de cinco segundos. Wolff, descontente com a decisão, avisou Russell pelo rádio da equipe Mercedes: "Piada total, George, com a penalidade, piada total", disse o chefe da equipe.
No fim da corrida, Norris tentou ultrapassar Verstappen por fora na curva 12, mas ao sair da linha branca durante a manobra, foi penalizado em cinco segundos. Essa penalidade foi suficiente para que Norris perdesse sua posição final na classificação da corrida.
Wolff confuso após o GP dos EUA
Após a bandeira quadriculada, Russell questionou Wolff pelo rádio se Verstappen havia sido penalizado: "Verstappen recebeu uma penalidade naquela curva um?" Wolff respondeu: "Não, ele não recebeu uma penalidade. No final, Lando foi penalizado por ser forçado a sair e ultrapassar por fora. Acho que foi uma tomada de decisão um pouco tendenciosa". Russell concordou, achando a situação "estranha".
Wolff continuou a discutir o assunto em uma entrevista para a Sky Sports, mencionando que achava a decisão dos comissários inconsistente. "Com Valtteri [Bottas], não foi nem uma corrida. Ontem [na corrida sprint], vimos incidentes semelhantes que não foram penalizados. Receber essa penalidade é completamente estranho e bizarro. Acho que sabemos o porquê, mas obviamente não posso dizer isso na televisão", afirmou Wolff, antes de reconhecer o trabalho difícil que os comissários enfrentam.
Ele ainda acrescentou: "Alguns [comissários] são muito bons. Alguns estão tentando o seu melhor, e você precisa reconhecer o esforço desses caras."