Essa parceria marca o retorno do nome Toyota à Fórmula 1. A fabricante teve sua própria equipe na F1, chamada 'Toyota Racing', que competiu de 2002 a 2009. Durante esse período, conseguiram 13 pódios e três pole positions. O ano mais destacado para a Toyota foi em 2005, quando a equipe terminou em quarto lugar no campeonato de construtores.
Por que as negociações com a Toyota demoraram?
A Toyota fará uma colaboração com a equipe Haas F1 e disponibilizará seu túnel de vento para o desenvolvimento do chassi. Este é o mesmo túnel de vento que a equipe usou anteriormente quando estava ativa no esporte.
A parceria entre as duas partes foi anunciada oficialmente em 11 de outubro, mas as conversas nos bastidores já estavam em andamento há muito tempo. Nem tudo ocorreu de forma tranquila, como confirmou Komatsu em uma coletiva de imprensa para a mídia selecionada: "Sim, demorou um tempo razoável".
O chefe japonês também mencionou que a colaboração atual com a Ferrari não teve dificuldades: "Para ser honesto, foi relativamente simples. Trabalhamos com a Ferrari desde o primeiro dia, então nos entendemos muito bem. Eu tenho conversado com Fred [Vasseur] desde os estágios iniciais dessa ideia de colaboração, porque o relacionamento Ferrari-Haas é a base. Eu entrei com a mentalidade de que eles precisam realmente entender isso. Se eles sentirem que essa aliança Toyota-Haas será uma ameaça para eles [Ferrari], isso não vai funcionar", disse Komatsu.