Diversos pilotos de Fórmula 1 defenderam Verstappen após ele ter recebido uma penalidade de serviço comunitário por ter usado a palavra "f *** ed" em uma coletiva. Entre eles, estava seu maior rival, Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial sugeriu que Verstappen ignorasse a punição, mencionando que ele mesmo não cumpriria tal penalidade. No entanto, Alonso, que muitas vezes concorda com Verstappen, fez um alerta ao tricampeão mundial.
Segundo o jornal espanhol Marca, Alonso comentou sobre sua responsabilidade como ídolo de muitos fãs ao redor do mundo. "Essas coisas me fazem lembrar que há muitas pessoas nos observando", disse Alonso, que destacou a importância de ser um bom exemplo.
“Se você é um piloto ou uma figura pública, deve se comportar decentemente. Os fãs podem te dar muito apoio e motivação, mas também há uma grande responsabilidade no que é esperado de você. Você precisa ser um exemplo, querendo ou não. Se você quiser dizer algo inadequado, é preciso se controlar e ser politicamente correto.”
Ser um exemplo na Fórmula 1
Alonso acredita que essa responsabilidade se estende também fora das pistas. "Você tem um compromisso com seus fãs, e essas pessoas acreditam em você", acrescentou o espanhol.
Até o momento, a penalidade de Verstappen não foi revertida. Espera-se que os pilotos da Fórmula 1 discutam com a FIA, durante o próximo Grande Prêmio em Austin, sobre a penalidade de serviço comunitário imposta ao piloto da Red Bull.