Em 2023, Ricciardo foi escolhido para substituir Nyck de Vries na equipe de Faenza, na época chamada AlphaTauri, com a intenção de garantir uma vaga na equipe principal da Red Bull. No entanto, o piloto australiano não conseguiu aproveitar a oportunidade, e a equipe decidiu manter Sergio Perez para a próxima temporada.
Davidson acredita que um fator crucial na decisão de afastar Ricciardo foi sua lesão no Grande Prêmio da Holanda de 2023, o que abriu espaço para Lawson disputar sua primeira corrida na Fórmula 1. “Aquele momento foi realmente fundamental para o futuro de Daniel na equipe e na Fórmula 1 como um todo, porque permitiu que um jovem piloto, cheio de fome, tivesse a chance de pilotar”, disse Davidson durante o podcast da Sky Sports F1.
Decisão estratégica da Red Bull
Para Davidson, a Red Bull tomou a decisão correta ao dar essa oportunidade a Lawson. “Desde então, Lawson provavelmente tem pressionado Helmut Marko, insistindo: ‘Veja o trabalho que fiz, posso fazer melhor que isso, me coloque de volta no carro ou eu vou embora’.”
Davidson ressaltou que se a Red Bull não tivesse feito a troca, eles poderiam ter perdido Lawson para outra equipe. “Se não fosse por isso, temo que eles o teriam perdido para outra equipe, talvez para a Audi, quem sabe. Mas ele precisava ir a algum lugar, e a Red Bull sentiu isso.”
Lawson participou de cinco Grandes Prêmios em 2023, marcando dois pontos no GP de Cingapura. No entanto, o neozelandês enfrentará um desafio maior após as férias, pois é esperado que ele receba uma punição de 10 posições no grid no Circuito das Américas, devido à troca de componentes do motor.