Ricciardo foi substituído por Liam Lawson após o Grande Prêmio de Cingapura. Contudo, Helmut Marko queria que essa mudança acontecesse oito etapas antes. Vale lembrar que, na temporada anterior, Nyck de Vries também foi demitido da AlphaTauri após 10 corridas, sendo Ricciardo o escolhido para ocupar seu lugar.
Marko queria saída precoce de Ricciardo, diz Horner
No podcast F1 Nation, Horner explicou a razão por trás da intenção de Marko de remover Ricciardo tão cedo: “Acho que foi a falta de consistência”, comentou. O GP de Miami foi um exemplo claro, após um início de temporada complicado. "A sexta e o sábado de manhã foram ótimos, parecia o Daniel de antigamente, defendendo as Ferraris e pilotando o carro de forma brilhante. Mas então, no sábado à tarde e no domingo, tudo deu errado. E até em Barcelona, Helmut já queria tirá-lo do carro".
Horner tentou dar mais tempo a Ricciardo
Apesar da pressão, Horner quis dar a Ricciardo mais oportunidades: "Fiz o meu melhor para dar a ele o máximo de tempo no carro, para permitir que ele mostrasse resultados. Caso contrário, ele estaria fora do carro logo depois de Barcelona", declarou Horner. Ele ainda destacou que todos os pilotos da equipe enfrentam uma pressão enorme para performar, incluindo Sergio Perez, que enfrentou dificuldades desde o Grande Prêmio de Miami.
Desempenho dos pilotos foi uma preocupação constante
Horner ressaltou que a razão para colocar Ricciardo no carro foi dar a ele a chance de estar pronto, caso Perez não entregasse os resultados esperados. No entanto, a situação dos dois pilotos foi instável em momentos diferentes da temporada. "Checo começou a temporada muito bem, muito forte, e Daniel estava com dificuldades. E, quando Checo perdeu a forma, Daniel mostrou algum progresso, mas nunca de forma convincente o suficiente para justificar uma troca entre os dois pilotos", concluiu Horner.