Interesse renovado após sucesso de Colapinto
O sucesso de Colapinto nas pistas tem gerado grande interesse no país, com o aumento de buscas sobre o próximo GP de São Paulo, no Brasil, onde o piloto estará presente. O último Grande Prêmio da Argentina aconteceu no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, em 1998. Naquela corrida, Michael Schumacher conquistou a vitória pela Ferrari, em um circuito de 2,6 milhas com 18 curvas.
Planos antigos e desafios atuais
Em 2012, a então presidente Cristina Fernández de Kirchner chegou a anunciar planos para uma corrida de rua em Mar del Plata, mas o projeto não avançou, e nenhum contrato foi fechado com Bernie Ecclestone, que na época era o responsável pela Fórmula 1.
Agora, um novo esforço está sendo liderado pelo ministro do Turismo, Meio Ambiente e Esporte, Daniel Scioli, que declarou: “Falei com o presidente Javier Milei e a secretária-geral da presidência, Karina Milei, para coordenar todos os esforços para que a Argentina possa sediar novamente uma corrida de Fórmula 1.”
No entanto, o principal obstáculo é que o Autódromo Oscar y Juan Gálvez precisa de uma grande reforma para atender às exigências da FIA. Seriam necessários cerca de 20 milhões de dólares para elevar o circuito ao status de Grau 2 da FIA. Para que o país possa sediar novamente um Grande Prêmio, seria necessário atingir o status de Grau 1 da FIA, exigindo ainda mais investimentos.
Scioli planeja participar do próximo GP de São Paulo para discutir o retorno da Argentina ao calendário da Fórmula 1.