Atualmente, a Aston Martin enfrenta um grande desafio para se aproximar das equipes de ponta, ocupando o quinto lugar no campeonato de construtores. Com a chegada de Newey, a expectativa é que essa lacuna seja fechada, mas quão realista é esse objetivo? Mike Krack comentou sobre isso em Cingapura.
Newey irá focar no carro da Aston Martin para a temporada de 2026 em diante, esperando aproveitar as mudanças nas regras que beneficiarão o esporte. Entretanto, ainda há muito trabalho pela frente, já que a equipe britânica não teve um desempenho forte em 2024, estando bem distante dos pódios conquistados na temporada de 2023.
Tempos difíceis para a Aston Martin até a chegada de Newey?
Com Newey chegando apenas em 2025, há preocupação de que mais uma vez a Aston Martin enfrente uma temporada decepcionante. Contudo, Krack espera que eles possam demonstrar suas capacidades ao novo designer: “Acho que devemos usar 2025 como uma oportunidade para mostrar a Adrian o que podemos fazer. Acho que isso deve servir de motivação para todos nós.”
No entanto, Krack também está ciente de que Newey não pode influenciar no carro da Aston Martin até 1º de março, pois isso poderia trazer sérios problemas para a equipe: “Acho que você precisa ter muito cuidado com essas coisas. Não queremos entrar em [problemas] legais daqui para frente. Simplesmente não pareceria certo.”
Newey pode ajudar a Aston Martin a diminuir a diferença para as principais equipes?
Com a chegada do designer de 65 anos, as esperanças são altas na fábrica de Silverstone. Após as performances da Aston Martin em 2023, Krack acredita que há potencial para grandes resultados em um carro projetado por Newey: "Vimos este ano ou no ano passado com McLaren e Mercedes. Estávamos empatados com a Mercedes no início da temporada nas primeiras corridas, e então eles venceram quatro corridas consecutivas [na verdade, três vezes em quatro corridas, ed.]. É possível dar passos substanciais com esses regulamentos se você deixar o carro estável e se comportar da maneira que os motoristas desejam. Portanto, não é essa corrida pura por downforce que você costumava ter no passado, onde é realmente difícil fechar [a lacuna]. Aqui é mais sobre obter a estabilidade, obter o equilíbrio e a carga [dos pneus]."