Nos estágios finais da corrida, Norris registrou a volta mais rápida, o que lhe garantiria um ponto extra e reduziria a diferença no Campeonato Mundial para Max Verstappen em oito pontos. No entanto, a VCARB, equipe associada à Red Bull, chamou Daniel Ricciardo para trocar os pneus, permitindo ao australiano registrar a volta mais rápida e tirar o ponto de Norris. Embora Ricciardo não tenha recebido o ponto por terminar fora do top 10, ele impediu que Norris ganhasse essa vantagem crucial na disputa pelo título contra Verstappen.
McLaren questiona prioridade da VCARB em Cingapura
Ricciardo, emocionado após a corrida, sugeriu que sua ação poderia beneficiar Verstappen no final da temporada. Por outro lado, o chefe da VCARB, Laurent Mekies, afirmou que a equipe queria dar a Ricciardo algo para celebrar, considerando que essa poderia ser a última corrida do piloto na Fórmula 1.
Andrea Stella comentou: "Eu não esperava que isso acontecesse. Fiquei um pouco surpreso que a maior prioridade das corridas da Racing Bulls em Cingapura fosse marcar a volta mais rápida. Ao mesmo tempo, tenho muita simpatia, apoio e amizade por Daniel, então fico feliz por ele ter conseguido essa volta rápida em seu histórico." Stella ainda destacou que a situação foi "um pouco peculiar".
Stella continuou: "Este é um grande assunto. Quando você fala em espírito esportivo, é preciso lidar com isso com responsabilidade, e eu quero fazer isso. Eu não conheço todos os fatos. Apenas vi que a Racing Bulls fez a volta mais rápida e conseguiu. Mas falar sobre espírito esportivo e outras questões agora estaria fora de lugar. Então, temos que aceitar o que aconteceu. Eles marcaram a volta mais rápida."
Stella sugeriu que, em uma conversa futura, talvez seja necessário garantir que as equipes se comportem de maneira totalmente independente em todas as situações. "Este é um Campeonato de Construtores e um Campeonato de Pilotos. Não é um campeonato de coalizão. Isso definitivamente precisa ser resolvido. Mas, no momento, não tenho elementos para afirmar que a Racing Bulls fez a volta mais rápida para apoiar a Red Bull", concluiu.
O resultado deixou Norris 52 pontos atrás de Verstappen, com seis Grandes Prêmios e três corridas sprint restantes. Agora, Norris precisará tirar uma média de 8,7 pontos por fim de semana para vencer o Campeonato Mundial. Se tivesse garantido o ponto de bônus, essa média cairia para 8,5 pontos.
Zak Brown, CEO da McLaren, já havia alertado sobre a relação entre a Red Bull e a VCARB em janeiro, antes do início da temporada, sugerindo que o esporte precisaria "enfrentar" essa parceria cada vez mais forte entre as equipes.