A McLaren assumiu a liderança no Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula 1 após a vitória de Oscar Piastri em Baku. A equipe parecia ter uma ligeira vantagem até que Sergio Perez e Carlos Sainz se envolveram em disputas pelo pódio, resultando na desistência de Perez. Com isso, a Red Bull perdeu pontos importantes, permitindo que a McLaren ampliasse sua vantagem para 20 pontos.
Imagens da asa traseira da McLaren em movimento, criando um efeito semelhante ao DRS sem ativação do sistema, surgiram na internet, chamando a atenção das equipes rivais. Tanto a Red Bull quanto a Ferrari levantaram dúvidas sobre a legalidade da asa. Christian Horner, chefe da Red Bull, comentou à Sky Sports: “Não queremos nos apressar para projetar asas que se deformam assim. Se isso for considerado legal, todos seguirão o mesmo caminho.”
A Resposta de Zak Brown sobre a asa traseira da McLaren
Zak Brown acredita que as questões levantadas pelos concorrentes têm o objetivo de desacelerar Lando Norris e Oscar Piastri. "Acho que isso é ótimo para o campeonato. Estamos na frente, e é natural que, quando algo está funcionando bem em nosso carro, todos tentem nos desacelerar. Bem-vindos à Fórmula 1", disse Brown à Sky Sports.
"[Horner] está certo. A peça foi aprovada pela FIA. Esses engenheiros da Fórmula 1 são extremamente inteligentes. A Red Bull, por exemplo, teve alguns carros incríveis na última década e sempre passou nos testes. Parabéns à nossa equipe por criar algo de alto desempenho. A FIA está totalmente ciente de tudo em nosso carro e se sente confortável com isso. Agora que estamos liderando o campeonato, é inevitável que todos olhem para o nosso carro e questionem: 'Não sei se gosto disso'. Essa é a natureza do jogo", concluiu Brown.