A temporada de 2024 tem se mostrado mais desafiadora para a Red Bull e Max Verstappen, comparada ao domínio avassalador de 2023, quando a equipe venceu 21 das 22 corridas e Verstappen quebrou o recorde de maior número de vitórias consecutivas na história da F1. Apesar de terem iniciado 2024 com o mesmo sucesso, a McLaren, além de Ferrari e Mercedes, tem frequentemente disputado posição com a Red Bull.
Verstappen já expressou várias vezes sua preferência por vencer com grande vantagem. No entanto, Marko parece estar aproveitando a nova dinâmica. “Nós – como as outras equipes – queremos vencer todas as corridas. Mas com o tempo, também perde seu apelo e charme. As emoções são então muito menores. Somos atletas. Queremos que os concorrentes estejam em pé de igualdade.”
No último fim de semana, a McLaren assumiu a liderança do campeonato de construtores, quebrando a sequência da Red Bull, que liderava desde o Grande Prêmio da Espanha de 2022.
Erro da Red Bull
Marko admite que a equipe cometeu um erro no desenvolvimento do RB20, o que resultou na perda da liderança. Ele compara a situação com problemas semelhantes enfrentados por outras equipes, como Ferrari e Aston Martin. "Há uma linha tão tênue com esta geração de carros que um passo errado pode tornar o carro dramaticamente pior. Foi o que aconteceu com a Ferrari. Aconteceu com a Aston Martin – e aconteceu conosco. Não podemos ficar felizes com isso. Mas, felizmente, reconhecemos o erro e estamos a caminho de corrigi-lo", disse Marko em entrevista ao Bild.