Williams conquista importante resultado em Baku
Com a conquista de 10 pontos em Baku, a Williams alcançou seu melhor resultado com dois carros desde o GP da Espanha de 2016. A equipe ultrapassou a Alpine no campeonato de construtores, assumindo a oitava posição. Albon, que agora soma 12 pontos na temporada de 2024, dobrou sua pontuação em apenas uma corrida. Foi a primeira vez que a Williams marcou pontos em duas corridas consecutivas, tendo também pontuado em Monza.
"Acho que estamos na frente da Alpine agora, que era a meta para o final do ano", disse Albon à imprensa. "Nós [comentamos] como é difícil conseguir P9 e P10, mas alcançar P7 e P8 é luxuoso – e vamos aceitar."
O piloto elogiou o progresso da equipe, destacando que o ritmo foi surpreendentemente rápido. "Isso mostra que fizemos um bom progresso, e para a atualização, foi mais um fim de semana em que fomos positivamente rápidos – semelhante à Aston Martin", acrescentou Albon.
Estratégia ousada teve seus desafios
Apesar do resultado positivo, Albon admitiu que a velocidade inesperada trouxe alguns desafios estratégicos em Baku. A equipe optou por uma estratégia diferente da maioria do grid, o que acabou não sendo tão eficaz, já que ele perdeu tempo lutando no meio do pelotão.
"Fizemos uma estratégia diferente para praticamente a maioria do grid – e não acho que tenha sido a melhor escolha no final", explicou. "O problema foi o tempo que perdemos quando fui ultrapassado por todos. Foram seis ou sete segundos perdidos que poderiam ter nos colocado facilmente à frente de Fernando [Alonso, que terminou em sexto], mas acho que fomos quase rápidos demais."
O ritmo surpreendente fez com que os líderes, que haviam feito pit stops, saíssem atrás de Albon, algo que a equipe não esperava. "Pensamos que eles iriam sair na nossa frente, mas, na verdade, saíram atrás de mim, então foi ótimo em alguns aspectos", concluiu o piloto.