A colisão na primeira volta
A colisão aconteceu quando Stroll tentou uma manobra tardia sobre Tsunoda na primeira volta da corrida. O resultado foi um contato entre os carros, que danificou o assoalho do carro de Tsunoda e levou o piloto japonês a abandonar a prova logo no início. Além disso, Stroll sofreu um furo no pneu, o que também comprometeu sua corrida.
Tsunoda, visivelmente frustrado com a situação, criticou a ação de Stroll, questionando o benefício da manobra. "Não tenho certeza do que ele tinha a ganhar", disse Tsunoda após o fim da corrida. “Muito frustrado por isso acontecer duas corridas seguidas. Foi uma corrida muito curta, perdendo a oportunidade de marcar pontos, o que ainda teria sido complicado, mas você nunca sabe nessas corridas de rua.”
Tsunoda ainda acrescentou: “Começar em P12 obviamente não é o ideal e significa que há muitos riscos de sofrer danos. Só precisamos dar um passo à frente e nos classificar entre os 10 primeiros, para que possamos começar melhor. Em termos do que aconteceu na pista, parecia uma jogada desnecessária dele [Stroll]. Enviá-lo assim, com uma abordagem de nada a perder. Não tenho certeza do que ele tinha a ganhar, mas não ia facilitar para ele. Foi uma pena, não do jeito que eu queria terminar minha corrida, mas voltaremos fortes em Cingapura.”
A versão de Stroll
Por outro lado, Lance Stroll lamentou o furo no pneu que comprometeu sua corrida, explicando que o contato com Tsunoda foi parte de um lance comum de corrida. "Minha corrida estava praticamente terminada na primeira volta quando [Yuki] Tsunoda e eu fizemos contato", disse Stroll. “Eu mergulhei por dentro - não tenho certeza se ele me viu ou não - mas ele fechou a porta e eu tive que parar com um furo. Estamos todos correndo duro na primeira volta e essas coisas acontecem, mas isso nos deixou com o pé atrás pelo resto da corrida.”
Além do furo, Stroll ainda enfrentou um problema com o pedal do freio nas voltas finais da corrida. "Com nove voltas para o fim, comecei a sentir um problema com o pedal do freio e estava piorando a cada volta. Este não é um circuito para correr riscos, e estávamos bem fora das posições de pontos, então fazia sentido abandonar o carro. Foi um fim de semana frustrante, mas estou ansioso para Cingapura."
Apesar do contratempo de Stroll, a Aston Martin conseguiu um resultado positivo com Fernando Alonso, que terminou a corrida em sexto lugar.