Red Bull perde domínio em 2024
Nos últimos dois anos, a Red Bull era a equipe a ser batida, conquistando vitórias em quase todas as corridas de 2023, exceto uma, com seus carros pilotados por Max Verstappen ou Sergio Perez. Contudo, em 2024, o cenário mudou drasticamente. McLaren, Ferrari e Mercedes apresentaram grandes evoluções, enquanto a Red Bull ficou para trás. Perez ainda não venceu nenhuma corrida nesta temporada, e Verstappen não vence desde o GP da Espanha, realizado em junho.
A saída de Adrian Newey foi anunciada logo após o GP de Miami. A partir de então, o desempenho da equipe austríaca começou a cair, embora Verstappen tenha vencido algumas corridas após o anúncio. No GP da Itália, Verstappen terminou em P6, e Perez em P8, ilustrando o momento complicado da equipe.
Newey comenta sobre a situação
Adrian Newey, questionado sobre o impacto de sua saída no desempenho da Red Bull, afirmou: “Bem, ouvi isso, tenho que ser honesto, eu realmente não leio a imprensa por motivos pessoais que remontam aos meus dias de Leyton House. Mas a realidade é que não posso comentar, realmente não posso comentar, porque uma vez que estou fora, estou fora.”
Ele complementou: “Não pude contribuir para o desenvolvimento das coisas atuais desde abril. Mas por que a equipe tem sido menos competitiva recentemente, eu não sei porque não estou envolvido.”
Disputa pelo campeonato segue acirrada
Faltando oito Grandes Prêmios para o fim da temporada, Max Verstappen lidera o campeonato de pilotos com 62 pontos de vantagem sobre Lando Norris. No campeonato de construtores, a Red Bull ainda está à frente da McLaren, mas com uma diferença de apenas 8 pontos. A Ferrari também se mantém na briga, a 39 pontos da Red Bull, em terceiro lugar.