Tsunoda desapontado com a atualização em Monza
No GP de Monza, apenas Tsunoda recebeu as novas peças da equipe, mas ele foi eliminado ainda no Q1, enquanto Ricciardo, que estava com a versão anterior do carro, superou o companheiro de equipe. No entanto, a corrida não terminou bem para nenhum dos dois pilotos. Tsunoda teve que abandonar na sétima volta devido a problemas de superaquecimento após ser atingido por Nico Hulkenberg na primeira curva. Ricciardo terminou em 13º lugar, após receber uma penalidade por colidir com Hulkenberg logo no início da corrida.
A RB tem enfrentado dificuldades em implementar melhorias para 2024, com atualizações como as do GP da Espanha não atingindo as expectativas. No entanto, Ricciardo acredita que é importante testar as novas peças pessoalmente antes de tirar conclusões.
Ricciardo pede paciência com as atualizações
Em entrevista Ricciardo foi cauteloso ao comentar sobre as críticas de Tsunoda às novas peças. "A menos que a equipe veja alguns pontos negativos fortes, o plano ainda é utilizá-las em Baku", afirmou Ricciardo, referindo-se à próxima corrida no Azerbaijão.
Ele acredita que nem sempre os efeitos das atualizações podem ser previstos com precisão antes de serem testadas na pista. "A pista pode produzir mais carga aerodinâmica, mas talvez mude o equilíbrio do carro e complique a configuração", explicou. “É difícil para mim falar sem ter testado, mas quero acreditar que ainda pode ser algo positivo.”
Embora reconheça que o último fim de semana não foi bom para a equipe, Ricciardo está otimista e quer tentar as novas peças em uma sessão antes de decidir se elas são realmente um problema. “Eu gostaria de pensar que essa atualização é melhor, mas só Yuki tem a experiência com ela por enquanto, então vamos ver.”
Teoria sobre as dificuldades em Monza
Ricciardo sugeriu uma teoria para as dificuldades de Tsunoda em Monza, que teve o asfalto completamente renovado, o que causou problemas de granulação nos pneus. Além disso, a configuração de baixo downforce pode ter complicado ainda mais a adaptação do carro.
"Obviamente, temos razões para acreditar que a atualização é melhor, mas eu ainda não pilotei com ela, então não posso dizer com certeza. A combinação de baixo downforce e o novo asfalto tornou difícil encontrar aderência e fazer boas voltas", concluiu Ricciardo.