Red Bull quase contratou Lando Norris para a Toro Rosso
Helmut Marko, uma das figuras chave na Red Bull, explicou o quão próximo Lando Norris esteve de se juntar à equipe. "Tivemos discussões sérias e tínhamos um contrato pronto para Lando Norris para a AlphaTauri, ou Toro Rosso, naquela época [para 2019]", afirmou Marko durante uma participação no podcast Inside Line.
O contrato estava prestes a ser assinado, mas uma cláusula no acordo entre Norris e a McLaren, equipe pela qual ele fazia parte do programa de jovens pilotos, acabou bloqueando a negociação. “Infelizmente, eles [McLaren] descobriram e havia uma cláusula que impedia essa cooperação com Lando Norris”, revelou Marko.
Embora a Red Bull tenha o histórico de promover pilotos de sua própria academia, como Max Verstappen e Sebastian Vettel, a equipe também buscou talentos fora de seu pool, como foi o caso de Sergio Perez. Ao longo dos anos, Lando Norris foi frequentemente associado à Red Bull, mas até agora escolheu permanecer na McLaren.
Atualmente, Norris, com 24 anos, se encontra em uma disputa acirrada pelo campeonato de pilotos com Max Verstappen, o que poderia ter sido bem diferente caso ele tivesse se juntado à equipe de Milton Keynes no início de sua carreira.
Red Bull tentou, sem sucesso, contratar Fernando Alonso
Além da revelação sobre Norris, Helmut Marko também mencionou outra tentativa frustrada da Red Bull: a contratação de Fernando Alonso. Nos primeiros anos da equipe na F1, eles buscavam pilotos experientes para compor seu elenco, como David Coulthard, que se juntou em 2005, e Mark Webber, em 2007.
Apesar dos grandes nomes que já passaram pela Red Bull, Marko revelou que houve negociações com Alonso antes de a equipe começar a vencer títulos, mas o bicampeão mundial não levou a proposta a sério. “Antes de começarmos a vencer, não sei exatamente em que ano, acho que pode ter sido em 2008 ou mais, estávamos conversando com Fernando Alonso, mas ele não nos levou a sério, eu acho, e isso não aconteceu", contou Marko.
Mesmo com essas contratações que não se concretizaram, Marko destacou o orgulho que a equipe sente por seus campeões mundiais, como Vettel e Verstappen, que levaram a Red Bull ao topo do esporte.