Nas duas últimas temporadas, Perez terminou em terceiro e segundo lugar no campeonato de pilotos. No entanto, esses resultados não refletem a verdadeira distância entre ele e Verstappen. Em 2023, Verstappen conquistou 19 vitórias, enquanto Perez conseguiu apenas duas. Além disso, entre os quatro melhores pilotos das equipes, Perez é o único que ainda não venceu um Grande Prêmio nesta temporada.
Pérez precisa alcançar o nível de Verstappen
Hakkinen, apesar de relutar em criticar um piloto, comentou: “Dois pilotos naturalmente competem entre si antes de competirem com os outros. E, neste caso, a diferença entre Max e Sergio tem crescido constantemente. E o que isso significa é que você não obtém os dados, você não obtém as informações de ambos os carros para poder desenvolver o carro tão rápido quanto o necessário.”
O ex-piloto finlandês continuou: “Sergio Perez não conseguiu entregar isso para a equipe Red Bull. E isso tem impactado o sucesso da equipe de forma negativa. Ele está na equipe há muito tempo. Ele teve a oportunidade de se estudar, de entender o que precisa para ser o número um. E ele não conseguiu fazer isso.”
Hakkinen concluiu: "Não estou dizendo que ele não tem talento para ter sucesso. Acho que todos os outros fatores não conseguiram ajudar Sergio a chegar ao nível necessário para igualar Max Verstappen e entregar o que a equipe espera dele para construir uma equipe vencedora."