O cenário já é conhecido. Norris partiu da pole position em Monza, mas perdeu a liderança para Piastri após uma manobra que a McLaren descreveu como "agressiva". Esse resultado também abriu espaço para Charles Leclerc se posicionar entre os dois pilotos da McLaren. Em 2024, não é a primeira vez que Piastri tira pontos de Norris quando poderia ter agido de forma a dar a Norris uma chance melhor de vencer o Campeonato Mundial.
Após a corrida, a McLaren sinalizou que pode começar a priorizar Norris, que está a 62 pontos de distância de Verstappen, com apenas oito corridas restantes. No entanto, Brundle observou que o australiano não está interessado em ajudar. "Piastri claramente não tem interesse nas chances de Norris no campeonato mundial contra Max Verstappen, como já vimos na Hungria, quando ele assumiu firmemente a liderança na primeira curva," disse Brundle em sua coluna para a Sky Sports.
Apesar disso, o especialista britânico não critica a atitude. "O piloto em mim admira essa atitude. É por isso que Piastri ganhou campeonatos e acabou em um carro de F1 vencedor de corridas. A última coisa que o excitária seria Norris se tornar campeão mundial no mesmo carro. Isso não significa que ele não vai ajudar em algum momento, e de fato já ajudou aqui e ali, mas a mentalidade e o instinto assassino desse piloto são muito importantes," completou Brundle.