Durante a corrida em Monza, Ricciardo, da equipe RB, estava competindo com Hulkenberg no meio do pelotão quando a colisão aconteceu na curva 8. Ricciardo afirmou que pensou ter espaço suficiente, mas acabou tocando o carro de Hulkenberg, que foi forçado a sair da pista e perdeu uma posição para o companheiro de equipe Kevin Magnussen.
Ricciardo recebeu uma penalidade de cinco segundos pela colisão, mas depois teve que cumprir uma penalidade adicional de 10 segundos durante o pitstop.
Ricciardo terminou a corrida em 13º lugar. “No final das contas, não fomos rápidos o suficiente hoje, mesmo sem as penalidades”, comentou ele. “Nós tentamos, e eu estava gostando da corrida roda a roda no início, mas fiz contato com Nico na curva 8. Falei com ele depois da corrida, pensei que tínhamos espaço, mas senti o contato, então não lhe dei espaço suficiente e pedi desculpas. É difícil quando você corre muito, mas as menores margens fazem a diferença."
Tsunoda também enfrenta frustração
A corrida da RB foi fortemente impactada pelo incidente envolvendo Hulkenberg, que também afetou Yuki Tsunoda. O piloto japonês teve sua corrida encerrada após um contato com Hulkenberg.
“Estou muito frustrado, é uma pena, pois minha corrida terminou algumas voltas após a largada devido a um contato com Nico”, disse Tsunoda. “Tentei deixar o máximo de espaço possível, mas parecia que ele travou, fazendo com que ele perdesse o controle e colidisse comigo. Infelizmente, tivemos que abandonar o carro porque tivemos alguns danos no assoalho. Eu senti isso imediatamente e tentei continuar, mas o carro estava deslizando e eu simplesmente não conseguia pilotá-lo. Temos Baku e Cingapura em seguida, nosso carro deve ter um bom desempenho lá, então espero que tenhamos bons fins de semana pela frente.”
Laurent Mekies, da RB, expressou frustração com o incidente, já que a equipe perdeu tempo valioso com o carro atualizado em Monza. “Quanto à corrida de hoje, pode-se dizer que foi ditada por Hulkenberg, com Daniel recebendo uma penalidade de cinco segundos, forçando-o a sair da pista, antes de Nico bater em Yuki, levando-nos a abandonar o carro”, afirmou Mekies. “O aspecto mais frustrante do abandono de Yuki é que perdemos 40 voltas, o que teria aumentado nossa compreensão das atualizações que introduzimos aqui. Daniel então recebeu mais uma penalidade de 10 segundos porque não executamos a primeira corretamente. Precisaremos revisar nossos procedimentos neste cenário e aprender com o erro de hoje. Essas coisas acontecem, mas nosso trabalho de equipe de pit tem sido excepcional nesta temporada.”