Gasly revelou que estava disposto a defender Magnussen junto aos comissários da F1 após a suspensão do piloto no GP da Itália.
Magnussen será substituído no Azerbaijão após receber dois pontos de penalidade por um incidente na curva 4 com Gasly. Na ocasião, ele tentou ultrapassar o Alpine por dentro, mas travou os freios, resultando na saída de ambos os carros da pista.
Magnussen foi penalizado com 10 segundos e mais dois pontos de penalidade pela manobra, acumulando 12 pontos de penalidade em um período de 12 meses. Esse acúmulo fez dele o primeiro piloto a ser suspenso pelo sistema de pontos.
Ambos, Magnussen e Gasly, saíram relativamente ilesos do incidente. Magnussen terminou em 10º lugar, conquistando um ponto, enquanto Gasly defendeu o colega de pista.
"Espero que eles possam reverter isso, porque definitivamente será injusto", declarou Gasly à imprensa, ao saber da suspensão de Magnussen.
"Eu ficaria feliz em defender Magnussen, e eu tinha um teste de drogas que perdi uma hora, mas eu teria visto o que eu poderia ter feito, pois seria muito injusto para o incidente que foi."
“Fiquei um pouco surpreso [com a penalidade], quando ele tentou, foi um pouco de contato roda a roda e não perdi tempo no final. Estou surpreso.”
Desempenho de Gasly na corrida
Em relação à sua própria corrida, Gasly enfrentou dificuldades durante o fim de semana, com o desempenho da Alpine não sendo suficiente para competir por pontos.
Gasly terminou a corrida em 15º lugar, uma posição atrás de seu companheiro de equipe Esteban Ocon, em um fim de semana marcado pela falta de potência do motor da Alpine e por problemas de freio que afetaram o progresso da equipe.
"Eu realmente acreditava que teríamos mais potencial na corrida, e foi muito mais difícil", explicou ele.
"Após a classificação, descobrimos que tivemos alguns problemas com os freios que continuaram na corrida e tivemos quiques maciços, muita degradação e o carro parecia errado, então quero verificar com os caras se está tudo bem."
"Vamos abordar uma corrida de cada vez, mas [em Zandvoort], tivemos um ritmo surpreendentemente bom e surpreendentemente ruim aqui, então precisamos responder a muitas perguntas, nos reagrupar e voltar com um pacote mais forte."