Wolff comentou sobre o Grande Prêmio da Itália, chamando-o de "uma das piores corridas" da Red Bull em tempos recentes. Durante o evento, os atuais campeões de construtores foram apenas a quarta equipe mais rápida em pista. Max Verstappen, que começou em sétimo no grid, terminou a corrida em sexto lugar, enquanto Sergio Perez largou em oitavo e manteve a posição até o final.
Verstappen conseguiu avançar uma posição devido a um incidente envolvendo o piloto da Mercedes, George Russell, que sofreu danos na primeira volta, comprometendo sua corrida. Russell, que havia se classificado em terceiro, terminou em sétimo. Já Lewis Hamilton, que largou em sexto, cruzou a linha de chegada em quinto.
Desde a introdução dos regulamentos de efeito solo em 2022, a Mercedes raramente teve um pacote mais competitivo que a Red Bull. Contudo, Wolff acredita que o desempenho de Max Verstappen vinha mascarando os problemas do RB20 até recentemente, quando os problemas se tornaram evidentes.
"Sim, isso é muito estranho", comentou Wolff ao ser questionado se estava surpreso com o declínio da Red Bull desde as férias de verão. "Não tenho insight, obviamente, mas essa não é a Red Bull do início do ano, dominante."
Ele continuou: "Acho que Max [Verstappen] foi capaz de mantê-lo por um tempo com sua habilidade, mas parece que agora [eles entraram em colapso], a partir dos resultados absolutos, e é isso que vejo sem entender, sem saber o que está acontecendo lá dentro, porque pode ser um pontinho também."
Wolff classificou o desempenho recente da Red Bull como uma de suas piores corridas em anos, destacando a falta de ritmo da equipe.
Red Bull é uma equipe formidável", mas McLaren é a "favorita" ao título
Wolff também destacou o progresso significativo da McLaren no desenvolvimento de seus carros desde o Grande Prêmio de Miami, enquanto a Red Bull enfrentou dificuldades com o RB20, que se mostrou cada vez mais instável e desequilibrado.
A vantagem da Red Bull na classificação dos construtores caiu para apenas oito pontos, após ter sido de 42 pontos durante as férias de verão e 115 pontos depois da corrida na Flórida.
Apesar disso, Wolff acredita que ainda é cedo para descartar a Red Bull como competidora ao título, mesmo considerando que a McLaren agora se tornou a "favorita" para vencer o campeonato.
"Mas quem sou eu para dizer isso", ponderou Wolff. "Estivemos dois anos em que nada funcionou e o mesmo com a Ferrari algumas corridas atrás, então não acho que você possa descartá-los [Red Bull]."
Ele concluiu: "Eles são uma equipe formidável e tenho certeza de que haverá corridas melhores, mas McLaren é claramente o favorito agora para o campeonato de construtores. Eles têm dois pilotos marcando. Aposto que a Red Bull não esperava isso no início do ano."