Primeira experiência de Colapinto na F1 em Monza
Colapinto foi chamado pela equipe Williams para substituir Logan Sargeant antes da corrida em Monza, tornando-se o primeiro argentino a pilotar na Fórmula 1 desde 2001. Ele já havia participado do TL1 no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no início desta temporada. No TL1 em Monza, Colapinto terminou na 17ª posição, com uma pequena escapada na Parabólica. Já no TL2, ele também ficou em 17º, pouco mais de um décimo atrás de seu companheiro de equipe, Alex Albon, mostrando sinais encorajadores em sua performance.
Ao refletir sobre sua primeira experiência completa como piloto de Fórmula 1, Colapinto identificou duas áreas que ele acredita que precisam ser trabalhadas no sábado: "Eu estava tentando tornar o carro um pouco mais adequado à forma como eu quero pilotá-lo, mas me senti muito mais confortável com o carro no TL2 e estava tentando encontrar o limite e estava acertando um pouco mais e um pouco mais consistente com a confiança na alta velocidade", explicou Colapinto.
O piloto ainda apontou a necessidade de melhorar nas curvas de alta velocidade: "Ainda me falta um pouco nas curvas de alta velocidade para tentar encontrar o limite do pneu, pois é muito sensível à temperatura e o pneu está a sofrer um pouco, mas preciso de compreender melhor."
Sobre o comportamento dos pneus, ele detalhou: "Às vezes, eu empurro um pouco demais ou não tenho velocidade suficiente ou não solto o freio o suficiente, o pneu tem um ponto ideal que é muito difícil de entender e se você passar por cima disso, sabemos que é uma janela muito boa."
Colapinto se mostrou satisfeito com os progressos: “Demos um bom passo no TL2, o que ajudou minha confiança e me senti muito melhor. Estou feliz e gostei e tenho coisas para trabalhar, como começar, mas não estávamos muito longe de Alex.”
Preparação física de Colapinto e condições em Monza
Com a temperatura elevada na sexta-feira, e a expectativa de que o clima permaneça quente durante o fim de semana, Colapinto, que é o primeiro argentino a correr na Fórmula 1 desde Gaston Mazzacane em 2001, sentiu que teve uma base sólida para continuar seu desenvolvimento. "Fisicamente estava tudo bem com o calor, Monza é uma pista fácil do ponto de vista físico, o pescoço estava bom e eu estava me acostumando a beber no carro", comentou ele.
Sobre sua abordagem no TL1, Colapinto afirmou: "Foi ótimo e, felizmente, pude aproveitar o dia de hoje, em vez de tentar fazer tempos por volta, apenas tentei me concentrar em mim mesmo. Correu muito bem e fui muito cuidadoso no TL1 para fazer as voltas e começar a entender o pneu um pouco melhor, mas ainda estou tentando entender como manter o pneu vivo por mais tempo."
No geral, o piloto argentino está satisfeito com sua primeira sexta-feira completa na Fórmula 1: "No geral, foi um bom dia, então, para a primeira sexta-feira como piloto de F1, estou muito orgulhoso e extremamente feliz."