Logo após o início do Treino Livre 1, durante uma volta rápida, o carro de Andrea Kimi Antonelli bateu na barreira de pneus na curva Parabolica após uma falha. O impacto foi de 52 Gs, mas, felizmente, o piloto italiano saiu ileso do carro. "Era a última coisa que ele ou a equipe precisavam. Eles não têm nenhum dado, o carro está danificado, sua confiança será prejudicada. A Mercedes quer apresentá-lo como a estrela do futuro. Ele se esforçou muito, muito no início. E ele estava esperando muito cedo demais. É uma pena. Admiro sua confiança, mas ele precisava se jogar com um pouco mais de cuidado do que isso", opinou Martin Brundle.
"Se ele puder repetir o que Michael fez..."
Apesar da crítica, Brundle também vê uma oportunidade para Antonelli se mostrar. "Se ele é como nós somos... disse, meio que Schumacher, Senna, Max Verstappen, ele vai apenas saltar. Nunca esquecerei de ver Michael Schumacher esmagar a Benetton de Nelson Piquet. E nós ficamos tipo, 'agora vamos ver o quão bom Michael Schumacher é'. Voltou para o seu próprio e a volta seguinte foi a mais rápida de qualquer um, porque ele tinha essa confiança suprema para acompanhar seu talento. E vamos descobrir se o jovem Antonelli é o mesmo", comentou Brundle, comparando o jovem piloto com lendas da F1.
Depois do acidente com o carro de Russell, Antonelli voltou à pista para a classificação da Fórmula 2 com seu carro da Prema. Ele conseguiu se classificar em sexto lugar (P6), superando seu companheiro de equipe, Oliver Bearman, enquanto Zane Maloney conquistou a pole position na categoria. Segundo Toto Wolff, chefe da Mercedes, ainda não está definido onde Antonelli pilotará um carro de Fórmula 1 na próxima vez, mas o México é uma das possibilidades mencionadas.