Antes da corrida de 2024, o circuito de Monza passou por uma repavimentação e algumas zebras foram removidas. Verstappen liderou o primeiro treino livre (TL1) na manhã de sexta-feira. No entanto, na segunda sessão de treinos, o piloto holandês ficou apenas em 13º lugar depois de não conseguir marcar um tempo com os pneus macios, tendo abortado sua volta após um erro ao entrar na curva Parabólica.
Após o desempenho impressionante da McLaren no GP de Zandvoort, Verstappen estava ansioso para testar diferentes configurações no carro durante os treinos em Monza. Ele parte para a classificação com uma visão positiva sobre o RB20, mesmo com alguns desafios.
"Tentamos algumas coisas hoje, e o TL2 não foi tão bom, mas a corrida longa foi um pouco mais competitiva", explicou Verstappen.
"Mas parece bastante agressivo com os pneus no momento, eles estão se abrindo e é bastante interessante como isso vai evoluir para a corrida."
“Temos algumas boas direções para o carro, mas só precisamos arrumá-lo um pouco e então acho que será bem próximo entre muitos carros, e espero que possamos estar nessa mistura.”
Verstappen mantém uma vantagem de 70 pontos no campeonato sobre Lando Norris. O RB20 tem se mostrado mais difícil de configurar do que seu antecessor, com a equipe explorando várias opções de configuração.
"Você está perseguindo alguns caminhos porque não há um caminho claro para este carro", disse Verstappen. “Tentar direções diferentes, mas no final do dia, é para isso que serve a prática e também para coisas que podemos querer aprender sobre o carro.”
"É por isso que estávamos fazendo isso.
"O TL1 parecia bastante decente, o TL2 talvez não tanto no começo, mas depois parecia melhor a longo prazo, então só precisamos ser capazes de reuni-lo para estar na mistura."