Verstappen, que conquistou seu terceiro título mundial em 2023 após uma das temporadas mais dominantes da Fórmula 1, agora enfrenta dificuldades para manter o mesmo nível de desempenho. O piloto ainda lidera a classificação de pilotos, 70 pontos à frente, mas a McLaren está apenas 30 pontos atrás da Red Bull e chega ao GP da Itália em excelente forma.
Verstappen comenta problemas do RB20
Em entrevista no paddock de Monza, Verstappen admitiu que os problemas enfrentados pela Red Bull têm dificultado o progresso da equipe: “Precisamos encontrar mais desempenho e melhor equilíbrio, porque ainda estamos reclamando dos mesmos problemas de equilíbrio [em Zandvoort]. Tivemos uma ideia, mas também não é como se o carro de Checo fosse muito rápido, certo?”
Os problemas de equilíbrio mencionados por Verstappen surgiram novamente em Zandvoort, mesmo após tentativas de ajustes no RB20. Ele ainda declarou que não entende o motivo do desempenho abaixo do esperado da equipe: “Foi difícil fazer uma leitura em Zandvoort com a chuva e o vento. Fim de semana diferente agora. Além das coisas que queremos testar no carro, a pista é bem diferente. Precisamos acompanhar isso para tomar as decisões certas. Estamos tentando muitas coisas para melhorar o equilíbrio do carro.”
Apesar do domínio da McLaren, Verstappen se recusou a encarar a situação como um alerta para a equipe: "Eu não gostaria de chamar isso de alerta. Não foi o melhor fim de semana para nós por diferentes razões. Não podíamos simplesmente fazer o carro funcionar como queríamos. Provavelmente o vento tornou muito difícil para o nosso carro com os problemas de equilíbrio que temos. Simplesmente não é o fim de semana mais forte."