Atualmente, Ricciardo, piloto da VCARB, está na 13ª posição da classificação de pilotos, com 12 pontos, a dez pontos de seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda, que ocupa a 12ª posição. Tsunoda garantiu um novo contrato com a Racing Bulls em uma temporada positiva, enquanto Ricciardo ainda aguarda confirmação sobre seu futuro na Fórmula 1.
Ricciardo está consciente de que seu futuro na F1 está em jogo, e desempenhos ruins nas próximas corridas podem marcar o fim de sua carreira na categoria. Apesar da pressão, o piloto de 35 anos afirma que sua mentalidade está mais afiada do que nunca.
Ricciardo 'dá o melhor de si' sob pressão
Em entrevista durante o Grande Prêmio da Itália, Ricciardo falou à mídia, sobre como sua mentalidade permanece forte durante essas corridas decisivas. "Se eu sinto que estou suavizando minha mentalidade, então eu meio que me sacudo um pouco e me certifico de que não estou, porque acho que ainda é muito importante. Mas também acho que ainda estou aprendendo, o que é ótimo, e acho que essa mentalidade é muito melhor para mim," afirmou Ricciardo.
O piloto, que conquistou sua última vitória em Monza com a McLaren em 2021, está confiante de que a pressão pode ajudá-lo a se destacar. "Eu acho que, quando há um pouco mais em jogo, e quando essa pressão é um pouco maior, eu acho que, de certa forma, aumenta essa faísca em mim e me impede de me sentir um pouco relaxado, ou o que você quiser dizer. E acho que ainda é o caso. Estas são corridas muito importantes. Mas se, por qualquer motivo, eles não estivessem, mesmo que eu assinasse um contrato hoje, eu ainda deveria estar dizendo a mim mesmo que eles são, porque acho que é onde eu opero melhor para mim," concluiu.