Magnussen revelou que, quando estreou na F1, ele "não estava focado nas coisas certas". O piloto dinamarquês disse que estava "focado apenas em vencer", o que considera ter sido um erro, dada a situação da McLaren na época.
Na estreia no Grande Prêmio da Austrália de 2014, Magnussen fez uma corrida impressionante, conquistando um pódio. Após terminar em terceiro lugar, ele subiu para segundo devido à desclassificação de Daniel Ricciardo. Com seu companheiro de equipe, Jenson Button, terminando logo atrás, isso pode ter distorcido as expectativas de Magnussen, que só conseguiu chegar ao pódio uma vez durante toda a temporada.
Apesar de a McLaren também não ter vencido em 2013, Magnussen focou intensamente na vitória, algo que ele percebe agora como um erro. "Eu não acho que você pode estar com muita fome", disse Magnussen à mídia, quando questionado sobre estar com muita fome como novato na F1. "Mas são mais as expectativas - você não é realista."
Magnussen explicou: “Eu não estava focado nas coisas certas. Eu estava focado em apenas conseguir minha primeira vitória, porque minha primeira corrida foi um pódio, e eu só precisava vencer. Vencer, vencer, vencer - e eu estava focado apenas em vencer.”
Desafios e reflexões sobre a estreia na F1
Apesar do pódio em Melbourne, Magnussen só conseguiu o quinto lugar na Rússia como melhor resultado no restante de sua temporada de estreia. Agora, sem uma vaga confirmada para 2025, parece improvável que ele consiga melhorar seu único pódio, que pode ser um dos últimos de sua carreira na F1.
Magnussen acredita que, embora sua mentalidade inicial não fosse uma "coisa ruim" por si só, sua experiência na F1 lhe mostrou a importância de "aceitar sua situação". "Não acho que isso seja uma coisa ruim em um jovem atleta", explica ele. "É como um dos ingredientes que tem que estar lá."
Ele acrescenta: "Mas, ao mesmo tempo, foi uma característica ruim na situação em que eu estava, e acho que a Fórmula 1 é única nesse aspecto. É o único esporte em que será bom aceitar sua situação. Se você não pode vencer, você simplesmente não pode vencer, e você tem que fazer o melhor que puder com o carro que você tem."