Ben Sulayem, de 62 anos, revelou que uma recente investigação identificou uma relação entre críticas negativas e um aumento no abuso online direcionado aos funcionários da FIA. Como resultado, o Código Esportivo Internacional (ISC) passou a ter uma definição mais clara de ‘má conduta’ para oferecer melhor proteção aos comissários de corrida.
Críticas a comissários por parte de pilotos e chefes de equipe não são novidade. Recentemente, durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, Sergio Perez fez comentários duros após uma penalização, dizendo: "Os comissários são uma piada. Eu não posso acreditar. Eles têm sido muito ruins este ano, mas isso é uma piada." Da mesma forma, o ex-chefe da equipe Haas F1, Guenther Steiner, criticou os comissários ao chamar de "leigos" a decisão sobre uma penalidade a Nico Hulkenberg.
No Instagram, Ben Sulayem deixou claro seu apoio aos comissários da FIA e pediu que eles não hesitem em disciplinar comentários negativos.
Declaração completa de Mohammed Ben Sulayem
"Como parte de nossa luta contínua contra o abuso online, investigações recentes mostraram que há uma ligação direta entre comentários negativos de pilotos e membros da equipe e o aumento do ódio direcionado aos funcionários nas mídias sociais.
"No último Conselho Mundial de Automobilismo, os membros aprovaram uma mudança na definição de má conduta dentro do ISC após incidentes em que membros de alto nível do nosso esporte fizeram declarações contra funcionários que incitam abusos.
"Essa mudança garantirá mais apoio aos oficiais e voluntários da FIA que dedicam seu tempo a melhorar nosso esporte, mantendo-o seguro e justo.
"Nossos comissários devem estar preparados para mostrar força ao combater essa forma de abuso, e eles têm todo o meu apoio, e o apoio do nosso Código Esportivo Internacional, ao tomar suas decisões.
"Peço que mostrem que a FIA não permitirá abusos de qualquer tipo em nosso esporte."