Nesta temporada, a programação dos fins de semana que incluem corridas sprint foi ajustada, mas Domenicali sugere que mudanças mais significativas podem estar a caminho. A ideia de reverter o grid, uma prática já vista na F2 e F3, desperta curiosidade no executivo da F1.
"Há certos tópicos que são sempre bastante discutíveis", afirmou Domenicali em entrevista ao Motorsport. “Podemos realmente discutir mais uma vez se há a necessidade de reverter o grid, ou metade do grid, como o que a F2 e a F3 estão fazendo. Essas são sempre coisas para manter a mente viva, se posso dizer, com a intenção de manter algo sempre interessante.”
Domenicali mostrou-se particularmente entusiasmado com a ideia: "Pessoalmente, eu diria, por que não? É muita ação. É ultrapassar. Você está lutando por pontos? Algumas pessoas podem dizer: 'Oh, é uma maneira falsa de correr'. Falso? Não há nada falso relacionado ao que você acredita ser o formato certo para produzir uma grande ação. Então, eu estaria interessado em discutir isso novamente. Sim."
Atualmente, seis rodadas da temporada de F1 incluem uma corrida sprint aos sábados, acompanhada por uma classificação específica para essa corrida. Em comparação, a MotoGP, também adquirida pela Liberty Media, realiza uma corrida sprint em todas as rodadas, no sábado, antes do Grande Prêmio de domingo.
Domenicali destacou que seu objetivo é tornar cada sessão de um fim de semana de F1 mais competitiva, reduzindo o tempo dedicado apenas aos treinos livres. "Meu sonho será: toda vez que você entrar na pista, há algo pelo que lutar", acrescentou.
No entanto, a ideia de inverter o grid não é simples de implementar. Isso exigiria mudanças nas regras para evitar que os pilotos se classifiquem intencionalmente nas últimas posições com o intuito de garantir a pole position na corrida sprint.
Atualmente, a F1 Academy utiliza um formato parcialmente invertido em sua rodada tripla. Na segunda corrida do fim de semana, os oito primeiros carros são reordenados em ordem inversa, com uma pontuação reduzida em comparação com as outras duas corridas. Contudo, os pilotos ainda são incentivados a buscar a pole position, pois essa ordem se mantém para as corridas 1 e 3.