Em 2023, a Williams terminou em sétimo lugar na classificação de Construtores, três posições acima do ano anterior. Pensando no futuro, a equipe contratou Carlos Sainz com um contrato plurianual para substituir Logan Sargeant. Apesar da chegada do tricampeão, Surer duvida que isso será o suficiente para restaurar a equipe. Em uma entrevista no canal Formel1.de no YouTube, Surer comentou: “Por que eles deveriam melhorar de repente agora? Eles pioraram este ano, você não deve esquecer isso!”
Nesta temporada, a equipe está em nono lugar na classificação de Construtores, com apenas quatro pontos. Surer atribui isso a Vowles e às mudanças que ele fez no carro para a nova temporada: “Tenho dito muitas vezes que James Vowles é simplesmente superestimado. Jost Capito construiu um carro com seu pessoal. James Vowles chegou à Williams, pegou o carro e chegaram totalmente aos pontos. Todos os elogios foram para James Vowles, não para quem construiu o carro. Agora, o carro está muito pesado e muito lento.”
Williams pode voltar para a frente do grid?
A Williams não vence um campeonato de pilotos ou construtores desde 1997, quando Jacques Villeneuve ganhou. A equipe também não venceu uma corrida desde 2012. Com Vowles contratando Sainz, que tem experiência em vitórias com a Ferrari, ele espera elevar a equipe a um novo patamar. No entanto, Surer não acredita que isso aconteça no curto prazo: "Duvido que o próximo ano seja melhor com a Williams. Pontos sim, mas envolver-se na frente? Acho que não," concluiu.