Ruanda: Próximo destino da Fórmula 1?
Nos últimos dias, os rumores sobre a realização de um Grande Prêmio em Ruanda ganharam força. Em entrevista à Autosport.com, Stefano Domenicali, CEO da F1, expressou interesse em ver a Fórmula 1 retornar ao continente africano. O Automóvel Clube de Ruanda, responsável pela organização de corridas de carros no país, está liderando a iniciativa. "Ruanda, como país, estamos comprometidos e preparados para sediar uma corrida de Fórmula 1", declarou Gakwaya.
Conforme relatado pela motorsportmagazine.com, Gakwaya enfatizou a seriedade do país em sua candidatura. "Nosso interesse na Fórmula 1 se alinha com a estratégia nacional de usar o esporte como um catalisador para a transformação econômica", afirmou. Ele também destacou o envolvimento do país em outros grandes eventos esportivos, como a Liga Africana de Basquete da NBA e o próximo Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI, reforçando Ruanda como um destino de destaque para esportes e entretenimento.
A capital do país, Kigali, será a sede da cerimônia anual de entrega de prêmios da FIA em dezembro de 2024, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre o circuito proposto. Caso o circuito seja construído em Kigali, ele poderá ter características semelhantes às do Autódromo Hermanos Rodriguez, no México, devido à sua alta altitude, já que a capital ruandesa está localizada a mais de 1 km acima do nível do mar.
"Para o automobilismo em Ruanda, sediar a F1 é uma peça chave em uma estratégia mais ampla, que inclui o desenvolvimento de infraestrutura, capacitação e academias, além de um esforço para atrair mais eventos e campeonatos internacionais para o país", explicou Gakwaya. Ele acrescentou que "um progresso significativo já foi feito nessa nova estratégia, com planos adicionais a serem revelados na próxima assembleia geral, em dezembro, em Kigali."